sábado, 10 de abril de 2010

A China Han

Sob a dinastia Han, as artes e as ciências prosperaram e a China tornou-se tão grande e poderosa como o Império Romano


Fragmento da pintura Manhã Primaveril, no palácio
dos imperadores chineses da dinastia Han.

Fundada em 202 a.C., a história da dinastia Han divide-se em dois períodos. A antiga dinastia Han estendeu-se de 202 a.C. a 8 d.C., e sua capital foi Tchang-an (hoje Sian). A nova dinastia Han governou de 25 a 220 d.C. e teve como capital Lo-yang. Como Tchang-an ficava a oeste de Lo-yang, os dois períodos são também conhecidos como dinastia Han ocidental e dinastia Han oriental. De 8 a 23 d.C., a China foi governada por Wang Mang, um revolucionário que fundou a dinastia Hsin. Depois da queda dos Hsin, a família Han reconquistou o poder.

Os imperadores da dinastia Han implantaram um governo forte e centralizado. Utilizavam um exame de serviço civil na escolha de funcionários que dava ênfase ao conhecimento dos ensinamentos de Confúcio. Por isso, os sábios confucianos ocupavam cargos importantes no governo. O imperador Wu-ti, que reinou de 140 a 87 a.C., fez do confucionismo a doutrina do Estado.


Escultura da última dinastia Han - séculos I e II.

Durante o domínio Han, a educação ganhou importância. Os poetas e os prosadores desenvolveram um estilo cuja clareza é ainda famosa na literatura chinesa. Os sábios escreveram longas histórias da China. Os artistas produziram porcelana esmaltada e grandes esculturas de pedra. No Período Han foi inventado o papel.


Militares Chineses do Período Han.

A China da dinastia Han expandiu-se para o sudoeste, onde fica hoje o Tibete. Os guerreiros Han conquistaram também o que é atualmente a Coréia do Norte e o norte do Vietnã, e venceram tribos nômades no oeste e no norte. Rotas terrestres de comércio ligaram a China à Europa pela primeira vez. Por meio da Grande Rota da Seda, o famoso tecido chinês e outros produtos chegaram ao Império Romano.

A dinastia Han caiu devido a rivalidades entre funcionários eruditos, parentes imperiais, conselheiros e generais. Durante os 400 anos seguintes, a China ficou dividida em estados rivais.

.:: Klick Educação

6 comentários:

  1. Me ajudou bastante.....
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Muito bom recomendo ajudou muito na meu trabalho de história

    ResponderExcluir
  3. esse site me ajuda muito em tudo amo ele #ele é d+ , parabéns para quem fez.

    ResponderExcluir
  4. caraca vei vc e a maria fernanda da escola magnus domini eu tmb estudo la
    eu sou o joao pedro zolete fagotti
    man trabai bom ajudou

    ResponderExcluir