domingo, 8 de novembro de 2009

Armênios

Os armênios (português brasileiro) ou arménios (português europeu) (em armênio: Հայեր, transl. Hayer) formam uma nação e um grupo étnico originário do Cáucaso e do Planalto Armênio. Enquanto uma grande quantidade deles permaneceu no local, especialmente na Armênia, muitos espalharam-se por todo o mundo, como resultado da diáspora armênia.





Historicamente os armênios têm uma presença significativa em países como a Geórgia, Irã, Rússia e Ucrânia, devido à proximidade entre seus territórios. Depois do genocídio armênio um grande influxo de sobreviventes deslocou-se à França, aos Estados Unidos, Argentina, Brasil, ao Levante e a outros países que lhes acolheram. Estima-se que existam cerca de 8 milhões de armênios ao redor do mundo.

Cristianizada no início do século IV, a Armênia arsácida tornou-se a primeira nação cristã, embora o cristianismo tenha começado a se espalhar no país logo depois da morte de Cristo, devido aos esforços de dois de seus apóstolos, São Tadeu e São Bartolomeu; a maior parte dos armênios segue a Igreja Apostólica Armênia, uma igreja não-calcedoniana. Falam dois dialetos diferentes, porém mutualmente inteligíveis do armênio: o armênio oriental é falado principalmente na Armênia, no Irã e nas repúblicas da antiga União Soviética, e o armênio ocidental é falado principalmente por imigrantes armênios ao redor do mundo.

Etimologia

Historicamente, o nome armênio foi usado para designar internacionalmente este grupo de pessoas; foi usado pela primeira vez pelos países vizinhos da antiga Armênia, e é tido tradicionalmente como derivado de Armenak, ou Aram, bisneto do bisneto de Haik, líder que, de acordo com a tradição armênia, seria o ancestral de todos os armênios, e que daria origem ao termo usado pelos próprios armênios para designar a si próprios: Hay (Հայ; plural: Հայեր, Hayer). Haik também é um nome popular armênio atualmente.

Origens

A Armênia se encontra sobre um planalto que cerca as montanhas bíblicas do Arata - que, de acordo com a tradição judaico-cristã, seria o ponto onde a arca do patriarca Noé teria aportado após o Dilúvio.[14] Na Era do Bronze diversos Estados floresceram na região da Grande Armênia, incluindo o Império Hitita (no auge de seu poder), Mitanni (no sudoeste da Armênia histórica) e Hayasa-Azzi (1600-1200 a.C.). Logo em seguida vieram os nairis (1400-1000 a.C.) e o Reino de Urartu (1000-600 a.C.) que estabeleceram sucessivamente seus domínios sobre o Planalto Armênio. Cada uma destas nações e tribos participou da etnogênese do povo armênio. Ierevã, a atual capital da Armênia, foi fundada em 782 a.C. pelo rei Argishti I.

Em 1984 o linguista Thomas Gamkrelidze e o filólogo Vyacheslav V. Ivanov propuseram a teoria de que a urheimat do proto-indo-europeu seria localizada no Planato Armênio.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: