quarta-feira, 14 de abril de 2010

Hurritas, ancestrais dos povos da India

A evidência mais antiga da existência de uma língua indiana não se encontra na India mas na bacia do Eufrates e do Tigre, desde o século XVI A.C.




Ali estava o império de Mitanni, que se extendia desde a costa do Mediterrâneo até os montes Zagros, em conflito com os hititas no oeste e com os egípcios no sudoeste pelo controle do rio Eufrates. O idioma de Mitanni era hurrita; há uma clara evidência do vocabulário sânscrito nos documentos de Mitanni:ila-ni mi-it-ra as'-s'i-il ila-ni u-ru wa.na-as's'i-el (en otro texto a.ru-na-as'.s'i-il) in.dar (otro texto: in-da.ra) ila-ni na-s'a-at-ti-ya-an-na (cf. Winckler, Mitteilungen der Deutschen Orient-Gesellschaft No. 35, 1907, p. 51, s. Boghazkoi-Studien VIII, Leipzig 1923, pp. 32 f., 54 f.)

Os quatros deuses mencionados neste tratado são os mesmos que encontramos no Rigveda (RV. 10.125.1). P. Thieme demonstrou que os deuses dos tratados de Mitanni são especificamente védicos. Varun.a e Mitra, Indra e N-satyau, com estes nomes se encontram somente nos escritos védicos. Porém, estão nos documentos hurríticos!

No tratado entre os hititas e Mitanni, os reis de Mitanni juraram por: Mi-it-ra (índico Mitra), Aru-na (Varun.a), In-da-ra (Indra) e Na-as-at-tiya (Nasatya ou As'wins). Num texto hitita relativo ao adestramento de cavalos e ao uso dos carros de guerra escrito por Kikkuli (um hurrita) se usam os números indianos para indicar as voltas de um carro num percurso: aika (índico eka 'um'), tera (tri 'três'), panza (panca 'cinco'), satta (sapta 'sete') e na (nava 'nueve').

Em outro texto hurrita de Nuzi se usam palavras indianas para descrever a cor dos cavalos, por exemplo, babru (índico babhru 'marrom'), parita (palita "cinza") e pinkara (pingala 'rosa pink'). O guerreiro a cavalo de Mitanni era chamado "marya" (indiano-védico marya, 'guerreiro, jovem'). Ademais há uma série de nomes dos nobres e aristocratas de Mitanni que são claramente indianos.

É já geralmente aceito pela grande maioria dos "experts" na materia que os vestígios linguísticos arianos no Oriente Médio são especificamente indianos e não iranianos, e que não pertencem a um terceiro grupo nem tampouco se devem atribuir a um hipotético proto-ariano.

Esta conclusão foi incorporada na obra de M. Mayrhofer, em sua bibliografia sobre o argumento, Die Indo-Arier im Alten Vorderasien (Wiesbaden, 1966), e é a interpretação comumente aceita. Esta se baseia no fato de que quando existem divergências entre o iraniano e o indiano e quando tais elementos aparecem em documentos do Oriente Médio, estes últimos sempre concordam com o indiano.

A divisão do proto-ariano em seus dois ramos, indiano e iraniano, deve necessariamente ter ocorrido antes que tais línguas se tenham estabelecido em seus respectivos territórios e não meramente como consequência de desenvolvimento independente depois que os indianos se estabeleceram na India e os iranianos no Irã.

Esta conclusão poderia demonstrar-se errônea somente se se pudesse demonstrar que os indianos védicos, uma vez emigrados até a região do Penyab desde sua pátria primitiva tenham empreendido uma viagem de regresso até o Oriente Médio.

Não há nenhuma evidência de tal eventualidade e por conseguinte uma teoria que suponha tal complicação pode ser ignorada com absoluta segurança... Uma conclusão ulterior em base a esta hipótese é que o período proto-ariano deveria ser antecipado muitíssimo tempo com respeito ao que se tenha estabelecido, e de todas as maneiras não poderia ser mandado a um período anterior ao século XX A.C., no máximo.

Sarasvati é em primeiro lugar o nome proto-indiano de um rio no Iran, que depois da migração foi transferido ao rio da India. O nome iraniano, Haraxvaiti, é uma palavra tomada em préstimo do proto-indiano, com a substituição de h- por s-, o que ocorre também em Hind/Sindhu. Outro caso similar é o nome do rio Sarayu, que foi transferido do Iran (Haraiva-/Haro-yu) a um rio do noroeste da India, e após a um afluente do Ganges na India oriental.

Os hurritas estavam presentes no Oriente Médio desde tempos remotos, o que se pode determinar em base a termos suméricos com ta/ibira, 'ferreiro em cobre', para o qual há suficientes provas que pertence a uma orígem hurrita (Otten 1984, Wilhelm 1988). Atal-s'en se descreve a si mesmo como o filho de S'atar-mat, de outra maneira desconhecido, cujo nome é também hurrita. A regra de Atal-s'en não pode ser datada com certeza, porém provavelmente pertence ao final do período gúteo (cerca de 2090-2048 A.C.), ou as primeiras décadas do período de Ur III (2047-1940 A.C.).

Documentos do período de Ur III revelam que a área montanhosa ao leste e ao norte do vale do Tigre e do Eufrates eram então habitadas por povos de língua hurrítica, que eventualmente penetraram na região oriental do Tigre ao norte de Diyala.

Como resultado das guerras de S'ulgi (2029-1982 a.e.c.), um grande número de prisioneiros hurritas se encontravam em Sumer, onde eram empregados em trabalhos forçados. Por este motivo, um grande número de nomes hurritas se encontram na baixa Mesopotâmia no período de Ur III. A etmologia de tais nomes é certamente ou quase seguramente indiana, por exemplo Artatama = védico r.ta-dha-man, 'cuja habitação é r.ta', Tus'ratta (Tuis'eratta) = védico tves.a-ratha, 'cujo carro surge com ímpeto', Sattiwaza = antigo indiano sa_ti-va_ja. 'que toma un botim', védico va-ja-sa-ti, 'aquisição de un botim' (Mayrhofer 1974: 23-25).

O idioma hurrita se usava no século XIV a.c. ao menos até a Síria central (Qatna, e provavelmente Qadesh), e sua expansão provavelmente foi o resultado dos movimentos demográficos durante a hegemonia de Mitanni. Entre os deuses que eram ainda adorados no fim do século XIV pelos reis de Mitanni encontramos Mitra, Varuna, Indra e os gêmeos Nasatya, que cononhecemos através dos vedas, os poemas indianos mais antigos.

Fonte: Orientando Você


Confira as atualizações do portal!


Hurritas, ancestrais dos povos da India
A evidência mais antiga da existência de uma
língua indiana não se encontra na India
mas na bacia do Eufrates e do Tigre, desde
o século XVI A.C.. Ali estava o império
de Mitanni, que se extendia desde a costa
do Mediterrâneo até os montes Zagros.

Para ler... →
Clique aqui

Os Mossi
Migraram do norte Gana para Burkina Faso
por volta do século 11. Deslocaram os
habitantes originais e começaram a
formar complexos estados com grande
força militar. Por centenas de anos,
até o começo do século 20, governaram
diversas regiões de Burkina Faso.

Para ler... →
Clique aqui

Batalha de Fyrisvellir
A Batalha de Fyrisvellir foi uma batalha pelo
trono da Suécia, que foi travada no 980
sobre a planície chamada Fyrisvellir, onde
situa-se atualmente Uppsala, Entre Eric,
o Vitorioso e seu sobrinho Styrbjörn o Forte.

Para ler... →
Clique aqui

A Arte da Joalheria Cita
Retrataram nas jóias aspectos da sua
vida nômade, com riqueza de detalhes e
refinamento técnico. Os artesãos e ourives
citas utilizavam as técnicas de repoussé e de
gravação na decoração das jóias e as gemas
preferidas eram a turquesa e a ágata.

Para ler... →
Clique aqui

Carlos Martel: O Herói Cristão
que salvou a Europa

Em 732 a situação da Europa inspirava as
piores apreensões. Os muçulmanos tinham
invadido a Espanha com velocidade fulgurante.
Foi então que se acendeu Carlos Martel, uma
nova estrela no firmamento da Cristandade.

Para ler... →
Clique aqui

As subversivas e sedutoras amazonas
A mitologia colocou em cena esse povo
estranho, formado por mulheres-soldados
aguerridas, que recusavam a autoridade
masculina e encarnavam o avesso
do que pregava a sociedade antiga.

Para ler... →
Clique aqui

Cesaréia - de cidade romana
a fortaleza cruzada

Cesaréia localiza-se na costa do Mediterrâneo,
no meio do caminho entre Tel Aviv e Haifa.
As escavações arqueológicas durante as décadas
de 50 e 60 revelaram remanescentes de muitos
períodos e, particularmente, o complexo de
fortificações da cidade cruzada e o teatro romano.

Para ler... →
Clique aqui

Istambul o elixir do Oriente
Com a riqueza de seu passado, a antiga
Constantinopla permanece como o centro
cultural da Turquia. Desde épocas
remotas, Istambul se distingue por suas
vias navegáveis: de início o estreito
de Bósforo, que separa a Ásia da Europa,
em seguida o chamado Chifre de Ouro,
que corta em dois o Velho Continente.

Para ler... →
Clique aqui


“O que você faz em vida ecoa na eternidade”


Nenhum comentário: