sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Nabateus

Os nabateus (em árabe: الأنباط, transl. Al-Anbāṭ) foram um antigo povo semítico, ancestrais dos árabes, que habitavam a região norte da Arábia, o sul da Jordânia e Canaã, em especial os diversos povoados situados em torno dos oásis na região fronteiriça entre a Síria e a Arábia, do Eufrates ao mar Vermelho.

Constituíam uma rede comercial com alguma administração central; a agricultura era praticada intensivamente em certas áreas limitadas, e nas rotas que as conectavam, apesar de não terem fronteiras definidas nos desertos que as cercavam.


Mapa do Império Romano durante o reinado de Adriano
(117-138 d.C.), mostrando a localização dos Arabes Nabataei nas
regiões desérticas em torno da província romana da Arábia Pétrea.

O imperador romano Trajano conquistou o Reino Nabateu, anexando-o ao Império Romano, onde a cultura particular dos nabateus, facilmente identificada pela sua refinada e característica pintura em cerâmica, acabou por se dispersar em meio à cultura greco-romana e eventualmente se perdeu.


Al Khazneh, Petra (capital nabateia).


Mitologia

Antes conhecidos como os Edomitas, tiveram origem no bíblico Esaú, irmão de Jacó, filhos de Isaac e netos do patriarca Abraão. Esaú, quando se zangou com o seu irmão Jacob, partiu e fundou a cidade de Edom.
Os nabateus foram um povo rico nos seus costumes e rituais religiosos. A sua mitologia está repleta de deuses e deusas que eram motivo de adoração e inspiração artística.

Dhû Sharâ era o seu deus principal, um deus anacónico muito idêntico ao deus de Israel Yahweh. Isto faz sentido porque Edom foi o nome que Esaú assumiu depois de se ter zangado com seu irmão, e o seu irmão Jacob foi chamado de Israel. Por este motivo é muito natural que o deus adorado por estes dois povos irmãos sejam o mesmo, apenas com nomes diferentes.

Outros deuses dos Nabateus: Al-Qaum, Al-At, Al-Uzza, Al-Kutbay e Manah.

Fonte: Wikipédia

9 comentários:

Unknown disse...

Acho que voce Walter se esqueceu de mencoinar que antes de os nabateus estabelecerem uma rede comercial vasta eles foram res pastores nomades das periferias dos desertos regionais e q so depois eles passaram por aquele processo de sedentarizaçao, q ocorre comumente entre as tripos criadoras de gado miudo.Mesmo assim o blog e tudo q um cara que gosta de Antiguidade pode querer(se puderes gostaria q me respondas a esse comentario).Ass: P.Hiago,historiador,sociologo,tec.previdenciario,critico politico-economico e extra terrestre.

CelPaimArt .blogspot.com disse...

Muito bom....cel paim

CelPaimArt .blogspot.com disse...

Sobre o povo Edom por favor

CelPaimArt .blogspot.com disse...

Aqui diz adotaram o sobrenome Fileleno

Andre Gonçalves disse...

Nabateus

http://www.mestresabe.com/

Unknown disse...

A informação de que os nabateus eram conhecidos como Edomitas está errada (fonte Wikipedia não é muito confiável rs). Trata-se de dois povos diferentes.

Os edomitas eram descendentes de Esaú, filho de Isaque, e desapareceram no período pós-exílico.

Os nabateus eram descendentes de Ismael (irmão de Isaque por parte de pai), que foi expulso da família de Abraão e deu origem aos povos árabes. Ambos são semitas, mas são duas culturas diferentes.

Unknown disse...

E os ismaelitas?

Shlavim disse...

São todos os filhos de Ismael, incluindo os Nabateus.

albino.s.sardinha@gmail.com disse...

Não se aprende nada. Nem fazem uma frase q não se contradigam. São nomes e ascendência d família de Abraão.