terça-feira, 24 de novembro de 2009

Macedônios

A Macedónia (português europeu) ou Macedônia (português brasileiro) Antiga tem sua história vinculada aos povos que habitavam a região Grécia e Anatólia na Antiguidade.

Segundo estudos arqueológicos, os antepassados dos macedónios se situam no começo da Idade do Bronze. A partir do ano 700 a.C., o povo denominado macedónio emigrou para o leste, a partir de sua terra natal às margens do rio Haliácmon. Com Amintas I, o reino se estendeu além do rio Áxio até à península de Calcídica. Egas (Aigai) foi a capital do reino até quase 400 a.C., quando o rei Arquelau a transferiu para Péla.



A Macedónia alcançou uma posição hegemônica dentro da Grécia durante o reinado de Filipe II, o Caolho (359-336 a.C.). Alexandre III (O Grande), filho de Filipe e aluno do filósofo Aristóteles, levou os exércitos da Macedónia ao Egipto, derrotou o Império Persa e chegou até a Índia.

Construído num curto período de onze anos, o Império Macedónico contribuiu com a difusão da cultura grega no Oriente. Alexandre fundou uma grande quantidade de cidades e promoveu a fusão da cultura grega com a dos povos conquistados, dando origem ao que se conhece por helenismo.

Cronologia

Antiguidade

· 359 a.C. - 336 a.C. - Reinado de Filipe II - Hegemonia na Grécia.
· 336 a.C. – 323 a.C. - Reinado de Alexandre, o Grande - a máxima extensão do Império.
· 280 a.C. - invasão de grupos gálatas. Três anos depois Antígono II derrotou os gálatas e retomou a coroa macedónia.
· Aproximadamente 200 a.C. - conquista da Ilíria, e das cidades romanas de Rodas e Pérgamo. Em 197 a.C. Roma derrotou Filipe V, reconquistando-lhe os territórios perdidos e anexando a Tessália, que em seguida foi reconquistada pelos Macedónios.
· 168 a.C.-146 a.C. - conquista romana da Macedónia, transformando-a na província da Macedônia.

Idade Média

Submissão do território macedónio aos diversos impérios que se sucederam na região (romano, bizantino, búlgaro).

· 1371-1389 - conquista dos Bálcãs pelos turcos-otomanos.

Idade Contemporânea

· 1864 - divisão da Macedónia pelo Império Otomano em três províncias: Salónica, Monastir e Kosovo.
· 1893-1897 - desenvolvimento de movimentos nacionalistas macedónios.
· 1903 - levante macedónio apoiado pela Bulgária foi rechaçado violentamente pelos turcos com a destruição de 105 vilas de macedônios eslavos.
· 1912-1913 - Guerra dos Balcãs, primeiro contra o Império Otomano pela divisão dos territórios e depois entre si (Bulgária contra Grécia, Sérvia, Romênia e Turquia, que a derrotaram), o que resultou na divisão do território macedónio entre gregos (região costeira-Macedónia (Grécia)) e sérvios (região central e norte da Macedónia - atual República da Macedónia).
· 1918-1939 - Período entre guerras - a Macedónia passou a fazer parte do Reino dos sérvios, croatas e eslovenos.
· 1945 - criação da República Socialista Federal da Jugoslávia. A Macedónia integrou o novo estado como uma de suas seis repúblicas constitutivas.
· 1991 - em 8 de setembro, um plebiscito decidiu pela separação da Macedónia da Jugoslávia.
· 1993 - em abril, a República da Macedónia foi admitida como membro da Organização das Nações Unidas, com o nome de "Antiga República Jugoslava da Macedónia".

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: