sábado, 10 de abril de 2010

A China Han

Sob a dinastia Han, as artes e as ciências prosperaram e a China tornou-se tão grande e poderosa como o Império Romano


Fragmento da pintura Manhã Primaveril, no palácio
dos imperadores chineses da dinastia Han.

Fundada em 202 a.C., a história da dinastia Han divide-se em dois períodos. A antiga dinastia Han estendeu-se de 202 a.C. a 8 d.C., e sua capital foi Tchang-an (hoje Sian). A nova dinastia Han governou de 25 a 220 d.C. e teve como capital Lo-yang. Como Tchang-an ficava a oeste de Lo-yang, os dois períodos são também conhecidos como dinastia Han ocidental e dinastia Han oriental. De 8 a 23 d.C., a China foi governada por Wang Mang, um revolucionário que fundou a dinastia Hsin. Depois da queda dos Hsin, a família Han reconquistou o poder.

Os imperadores da dinastia Han implantaram um governo forte e centralizado. Utilizavam um exame de serviço civil na escolha de funcionários que dava ênfase ao conhecimento dos ensinamentos de Confúcio. Por isso, os sábios confucianos ocupavam cargos importantes no governo. O imperador Wu-ti, que reinou de 140 a 87 a.C., fez do confucionismo a doutrina do Estado.


Escultura da última dinastia Han - séculos I e II.

Durante o domínio Han, a educação ganhou importância. Os poetas e os prosadores desenvolveram um estilo cuja clareza é ainda famosa na literatura chinesa. Os sábios escreveram longas histórias da China. Os artistas produziram porcelana esmaltada e grandes esculturas de pedra. No Período Han foi inventado o papel.


Militares Chineses do Período Han.

A China da dinastia Han expandiu-se para o sudoeste, onde fica hoje o Tibete. Os guerreiros Han conquistaram também o que é atualmente a Coréia do Norte e o norte do Vietnã, e venceram tribos nômades no oeste e no norte. Rotas terrestres de comércio ligaram a China à Europa pela primeira vez. Por meio da Grande Rota da Seda, o famoso tecido chinês e outros produtos chegaram ao Império Romano.

A dinastia Han caiu devido a rivalidades entre funcionários eruditos, parentes imperiais, conselheiros e generais. Durante os 400 anos seguintes, a China ficou dividida em estados rivais.

.:: Klick Educação

6 comentários:

Unknown disse...

Me ajudou bastante.....
muito obrigado

Unknown disse...

Muito bom recomendo ajudou muito na meu trabalho de história

Unknown disse...

Ops no

anonimo disse...

esse site me ajuda muito

anonimo disse...

esse site me ajuda muito em tudo amo ele #ele é d+ , parabéns para quem fez.

Cookie disse...

caraca vei vc e a maria fernanda da escola magnus domini eu tmb estudo la
eu sou o joao pedro zolete fagotti
man trabai bom ajudou