quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Costobocos

Os Costobocos (grego arcaico: Κοστοβῶκοι, Costoboci, Coisstobocensis ou Koishtobokai) era uma tribo Dácia, que vivia nas áreas conhecidas hoje como Maramureş e sul-Ucrânia ocidental.


Cavaleiros Costobocos.

Uma inscrição encontrada em Roma, atesta Pieporis como rei da tribo Dacia dos Costoboci. Inscrição tinha sido levantada pelos sobrinhos de Pieporus, e diz: "D (is) M (Anibus) / Ziai / Tiati Fi (liae) / Dacae uxori Regis / Piepori / Coisstobocensis / Natoporus et / Drilgisa aviae / cariss (IMAE) b (ene) m (erenti) fecer (UNT)"

Seu povo é, obviamente, o Koistobokoi da província romana da Dácia, habitavam a cidade de Piroboridava, e outras cidades como Tamasidava, Utidava, Trifulon e aso.

Arqueologia

Arqueologicamente falando, eles são identificados com a cultura Lipiţa. Quando o imperador romano Trajano conquistou Dacia em 106, os Costoboci permaneceu entre as tribos livres da Dácia.

No oeste assentamentos Ucrânia Costoboci de cultura Lipiţa foram encontrados em vilas ucraniano de Verkhnya Lypytsya daí o nome da cultura Lipita), Maydan Holohirskyy, Remezivtsi, Voronyaky, Bolotnya, Zelenyy Hay, Lysychnyky etc - Tudo na parte sudoeste da Região Ternopilska, zona sudeste de Lvivska Região e região norte de Ivano-Frankivska Região da Ucrânia Ocidental. Os arqueólogos acreditam que eles se mudaram no Alto da área Dniester actual Ucrânia ocidental das encostas dos montes Cárpatos ao longo dos rios, afluentes, deixou de lado Dniester norte, como Zolota Lypa rio.
Eles queimavam seus mortos, provavelmente acreditando em purificação pelo poder de fogo e em vida após a morte. Sua presença aqui desaparece no início do século 3. Acredita-se que eles se mudaram para o sul para centro da Dacia.

A inscrição funerária na Tropaeum Traiani: "A DM Daizi Comozoi vixit um L interfectus um Castabocis Justamente Patri et Val posuerunt BM" (filho Daizus de Comozous mortos nas guerras com Costoboci, seus filhos e Justamente Valens).

Guerra contra os romanos




Guerras Marcomanas (166-180 dC)

O Koistobokoi lutaram contra Roma na guerras germânicas, de acordo com Júlio Capitolino, Bell. Marcom. ch. XXII.

Invasões nas províncias romanas (170 dC)




De suas posições no norte do país, o Costoboci por vezes invadiram a província romana da Dacia, em conjunto com as rebeliões dos dácios da província.

Um desses ataques (realizado provavelmente por seu rei "Pieporus), durante o reinado do imperador romano Marco Aurélio chegou tão longe como Ática, afetando seriamente as províncias de Moesia, Cítia Menor (Moésia Inferior) e Macedônia. Os Costobocos cruzaram o Danúbio e dirigiram-se ao sul para a Grécia (170 dC).

Conflito com os Vândalos Asdingos (172 D.C.)

Somos informados por Dio Cassius que por volta de 172 dC os Hasdings - um ramo da Vandalos - invadiram o país dos Koistobokoi. Ele relata LXXII, 3, que um grupo de 18.000 dácios livres foram recebidas cerca de 180 AD na província romana da Dacia. Os nomes de lugares Piroboridava e Tamasidava através de suas formas revelam uma origem relativamente tarde, como em nenhum outro nome dava-se agravado com as palavras tanto tempo.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: