domingo, 13 de julho de 2008

Civilização Suméria

Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates.




O motivo da sua chegada ainda é ignorado, mas provavelmente tenha sido a falta de comida e água, já que os Sumérios viviam como nômades vagando pelo Planalto do Irã e no alto dos Montes Zagros.

Além da água e comida encontradas em abundância na região, outro fator que explica a sedentarização dos Sumérios era a segurança com que viviam na Mesopotâmia, pois aquela área é cercada por algumas cadeias montanhosas ao norte e à oeste, pelo Golfo Pérsico ao sudoeste, e pelo deserto da Síria ao sul e leste. Isso os dava uma grande proteção a ataques de outros povos que viviam nas proximidades dali.





O povo responsável pelos primeiros templos e palácios monumentais, pela fundação das primeiras cidades-estado e provavelmente pela invenção da escrita (tudo no período de 3100 a 3000 a.C.) são os Sumérios. Os primeiros sinais escritos são pictográficos, de modo que podem ser lidos em qualquer idioma e não se pode inferir de que idioma eles vieram especificamente. Um pictograma para flecha, por exemplo, quer dizer flecha em qualquer idioma. Alguns séculos mais tarde, entretanto, estes sinais foram usados para representar valores fonéticos sumérios e palavras sumérias. O pictograma para uma flecha passa a ser usado para representar 'ti', a palavra suméria para flecha, e também para o som fonético 'ti' em palavras não relacionadas com flecha. Portanto, em geral supõem-se que os sumérios foram também responsáveis pelos sinais pictográficos, possivelmente com grande influência dos elamitas. Se os sumérios não são aqueles que na realidade inventaram a escrita, então no mínimo eles são responsáveis por rapidamente adotar e expandir a invenção da escrita para servir às suas necessidades de contabilidade (as primeiras tabelas são predominantemente de natureza econômica).
O nome Suméria é derivado do nome babilônico para Sul da Babilônia. Os sumérios chamavam seu país de 'ken.gi(r)' - terra civilizada - seu idioma 'eme.gir' e a si mesmos chamavam de 'sag.gi 6.ga' - de cabeças escuras. O idioma sumério não é semítico, sendo uma linguagem aglutinante, como finlandês e japonês. Ou seja, este termo designa uma tipologia de idiomas que contrasta com linguagens de inflexão, como os idiomas indo-europeus. Numa linguagem aglutinante (ou aglutinativa), as palavras do idioma são compostas por elos que se combinam entre si, em geral em seqüências bastante longas. Em idiomas de inflexão, o elemento básico (raiz) da palavra pode variar, daí ser chamado de inflexão.

Sumério não tem relação conhecida com qualquer outro idioma. Parece haver uma relação remota com os idiomas dravídicos (como o falado pelos Tamis no Sul da Índia). Há evidências de que idiomas dravídicos eram falados no Norte da Índia, tendo sido deslocados pelos invasores indo-europeus ao redor de 1500 a.C.. O termo 'de cabeça escura' pode significar que os sumérios tenham sido um ramo daqueles que moram hoje no sul da Índia.

Podemos citar como invenções Sumérias/Elamitas os selos cilíndricos. Selos cilíndricos são pequenos cilindros de pedra (entre 2 e 6 cm) esculpidos com desenhos em entalhe. O cilindro era rolado sobre tábuas de argila, envelopes, cerâmicas e tijolos, para marcar ou identificá-los. Seu uso coincide com o início do uso de tábuas escritas de argila ao final do Quarto Milênio a.C. até o final do Primeiro Milênio a.C.. Tais selos eram usados como assinatura, confirmação de recebimento, ou para marcar blocos de construção.

Fonte: www.historiadomundo.com.br


Leia também!

► Sumérios, os inventores da História

► A primeira guerra da história

► A escrita cuneiforme

7 comentários:

ricardo tine disse...

Walter, sou historiador e pesquisador de línguas, gostaria que me enviasse mais palavras sumérias ou me indicasse livro. Faço pesquisa comparada entre tupi, sumério, hitita e fenício.

ajotage disse...

Tenho ao longo da minha vida, tentado entender como foi que chegamos até os nossos dias, presenciando essa evolução magistral do ser humano, conquistando, muitas vezes, com sangue, o nosso universo, que a cada dia fica menor. Graças aos estudiosos, aqueles que se debruçaram nos compêndios, nos papiros, nas escritas talhadas, decifrando linguagens nem sempre bem definidas, podemos no século presente, ter a certeza, que as nossas gerações, poderão melhor avaliar o que foi o passado e as conquistas alcançadas. É uma pena que para o estudo desse povo Sumério, tinhamos que estar na região do Iraque, do Rio Eufrates e ainda parte do Irã, que foi a Pérsia, mas podemos nos orgulhar, mesmo diante de tantas catástrofes, guerras e vandalismos, podermos vislumbrar a riqueza dos povos da Mesopotâmia e arredores e, estudá-los um pouco.

BLOGGER disse...

foi horrivelll d+++++++++++++++

Alan disse...

e a si mesmos chamavam de 'sag.gi 6.ga'...
como assim, ta certo o jeito que foi digitado é isso mesmo tem esse "6"?

Unknown disse...

muito bom fale mais sobre os sumérios gratidão e sucesso

Unknown disse...

Há teorias que a localização onde foi sedentarizada a civilização suméria era justamente o contrário do descrito aqui. Era uma área bem insegura justamente por estar em terreno plano e rodeado de territórios em volta de onde poderiam acontecer (e aconteceram) várias incursões hostis às cidades sumérias.

Estela disse...

https://www.youtube.com/channel/UCtslCYhIihK75ORkAmjHOHg/videos
Quer as respostas para as suas dúvidas? Inscreva-se no Canal Expedição Nephilin, e conheça a Teoria dos Antigos Astronautas com a seriedade que o tema exige. 🖖